Skip to main content

Feng Shui: Muito mais do que decoração

Feng Shui: Muito mais do que decoração

Você é daqueles curiosos que sempre quis experimentar o Feng Shui dentro de casa, mas nunca soube por onde começar? Então pode ficar aliviado, trouxemos dicas práticas para você aplicar nos seus ambientes.

E o melhor, sem muito esforço.

O que é Feng Shui?

 

Feng Shui é uma arte milenar, mas isso não quer dizer que ela não possa beneficiar casas contemporâneas. Muito pelo contrário, o método harmoniza os seus ambientes e permite que você aprenda a ousar em cada canto.

 

Baguá: O centro energético da sua casa

 

Antes de mais nada, você precisa conhecer o Baguá. O que é isso? Um mapa! Ele determina o centro energético da sua residência e de cada cômodo. Estamos basicamente falando de um octógono (algo com oito lados) dividido em nove segmentos, que influenciam a sua vida em todos os aspectos. Sucesso, relacionamento, criatividade, amigos, prosperidade, família, espiritualidade e trabalho. Cada um dos lados determina formas, plantas, cores, elementos e pedras que podem potencializar estes nove segmentos.

 

Este octógono nos guia pelas energias da casa, e nos ensina como cada espaço influencia positiva e negativamente, com base nos objetos utilizados de forma funcional ou decorativa. Isso quer dizer que algumas peças poderão impedir que a energia circule livremente, enquanto outras irão favorecer esta jornada por determinados pontos da sua casa.

 

Posições de comando do Feng Shui

 

Sabendo disso, passamos para a próxima dica: as posições de comando. O Feng Shui acredita que cada ambiente tem um propósito determinado, e que certos móveis representarão melhor este espaço. Camas, mesas e grandes peças de mobiliário sempre estarão na posição de comando. Isto quer dizer que elas ajudam a deduzir claramente para qual finalidade aquele espaço é dedicado. E se o quarto é feito para dormir, a cama precisa ser o centro deste espaço, ela deve estar em destaque e jamais de costas para a porta. Ainda que a cama deva estar visível à porta de entrada do ambiente, nunca deve estar diretamente de frente para a entrada do quarto.

 

O Feng Shui nos ensina a não corrermos riscos, então objetos pesados no teto ou parede, acima da cama não são aconselhados, pois representam perigo. Além do bom senso, caso sejam mal instalados, podem cair e causar danos físicos. Outro detalhe importante, que precisa ser evitado, é ter espelhos na cabeceira, eles refletem a energia para longe da sua cama, logo estão afastando qualidades que deveriam ser concentradas ali.

 

Água Corrente: Prosperidade para o ambiente

 

A próxima dica é para a sua área de prosperidade: mantenha sempre água corrente por lá. Esta dica garante sucesso para o seu mês e pode ser inserida das mais variadas maneiras, desde um aquário até uma pequena fonte. Tudo que envolva água pode ser trazido para este ambiente a fim de não terminar o mês com negatividade.

 

Nossa última dica é sobre a entrada de casa. Nunca coloque objetos que possam atrapalhar a passagem na entrada. O fluxo de energia da rua para dentro de casa é importantíssimo no Feng Shui. A principal missão desta área é proteger a sua casa da entrada de energias agitadas de fora, além de servir de boas-vindas para quem chega. Por isso, pense em incluir paisagismos e vasos na entrada, mas nunca diretamente em frente à porta.

 

O Feng Shui é uma filosofia com muitas ramificações e estas são apenas algumas das milhares de dicas que devemos trazer para dentro de casa. Use o Baguá com a sua intuição, e garanta que a harmonia dentro de casa seja sempre abundante.