Aromas, assim como as fragrâncias, são a combinação de várias matérias-primas. Porém, os aromas têm a capacidade de ativar não só nosso olfato, mas também nosso paladar.
Os aromas são utilizados nos alimentos para conferir a eles odor e sabor.
Porém, além desta definição mais técnica, a palavra aroma também é popularmente utilizada para se referir a odores naturais e odores que nos transmitem sensações complexas, muito além do cheiro, aquelas capazes de criar uma aura. Como, por exemplo o “aroma do campo”, “aroma da chuva”. Neste contexto, encontramos produtos como “aromatizadores de ambientes” e técnicas alternativas como a aromaterapia.
E a fragrância? A fragrância é a arte da perfumaria e é construída pelos perfumistas com intuito de perfumar um determinado produto. Desta forma, o produto em que ela será aplicada interfere diretamente em sua criação. Elas possuem uma estrutura baseada na volatilidade de cada ingrediente chamada “pirâmide olfativa”, sendo compostas por notas de saída, notas de corpo e notas de fundo, esta estrutura garante que a fragrância tenha uma evolução olfativa agradável em todos os estágios de uso do produto e durante todo o tempo.
Assim, fragrâncias sempre devem ter um impacto sensorial positivo, fazendo você ter um cheio agradável ao alcance do olfato.
Por isso, fragrâncias também podem ser capazes de criar uma ambientação, este sentimento de “aura”, se com este intuito tiverem sido criadas.