Uma fragrância é a combinação de matérias-primas aromáticas, podendo ser composta por mais de 100 diferentes! Essas matérias-primas podem ser de origem natural, como óleos essenciais de flores, por exemplo, ou sintética, como a maioria das notas frutadas.
O que faz cada fragrância especial é a combinação entre essas matérias-primas. Em cada fragrância encontraremos matérias-primas diversas e em proporções diferentes, fazendo com que a expressão olfativa daquela combinação seja única!
As fragrâncias são utilizadas em produtos como perfumes, cosméticos, produtos de limpeza e outros, para gerar uma experiência sensorial agradável.
As fragrâncias são criadas por artistas, como uma pintura ou uma música, são a combinação de cores e notas, percebidas não pela visão ou pela audição, mas pelo olfato.
Esses artistas são os perfumistas, que, a partir de uma ideia inicial criam combinações de matérias-primas que expressam olfativamente e de forma harmoniosa esta ideia.
Este processo de criação pode ser longo e é muito delicado, são necessários vários ensaios antes de se chegar à fórmula perfeita, por isso, este processo geralmente leva de 3 meses a 2 anos.
Para criar suas fórmulas os perfumistas têm uma cartela de matérias-primas bem extensa, podendo conter cerca de 2000 ingredientes diferentes. Esses ingredientes, chamados de matérias-primas, podem ser de origem natural como aqueles extraídos de flores, folhas, raízes, madeiras, ou de origem sintética que são criados em laboratório e podem ser idênticos a naturais, reconstituições de um cheiro já existente ou completamente novos.
Para obtenção das matérias-primas naturais, algumas técnicas são utilizadas, dependendo do material e de qual produto se deseja obter.
Entre essas técnicas as mais importantes são:
- Enfleurage: é o mais belo dos métodos, descoberto e realizado há séculos. Hoje em dia caiu um pouco em desuso, mas é uma técnica que faz parte da história da perfumaria. Neste processo artesanal colocam-se as flores mais delicadas em uma placa contendo uma camada de gordura. Conforme o tempo passa os óleos da flor vão sendo extraídos para este ambiente.
- Destilação: neste processo o vapor de água passa através do material a ser destilado e carrega consigo o óleo essencial no percurso.
- Expressão/Prensagem: utilizado para obtenção de óleos essenciais de cítricos, este processo consiste em fazer pequenas ranhuras na casca dos cítricos para extração do óleo essencial ou por meio de prensagem das cascas.
- Extração com solvente: coloca-se o material imerso em um solvente. Com o tempo este solvente ficará impregnado de material aromático. Então este sistema é aquecido fazendo com que o solvente evapore e fique apenas o material aromático desejado.