Com o propósito de promover a conexão das pessoas com a natureza, a marca Bom Ar aproxima a sociedade do meio ambiente não apenas através de suas fragrâncias, mas também com o apoio à proteção de ecossistemas brasileiros.
Por isso, firmamos uma parceria com o WWF-Brasil, uma ONG brasileira que desde 1996 atua coletivamente com parceiros para combater a degradação socioambiental, para apoiar, junto a organizações do território, a proteção de dois importantes biomas brasileiros: o Cerrado e a Mata Atlântica. O projeto, com início em outubro/2021 e duração de três anos, inclui ações de restauração de ecossistemas e mobilização de públicos diversos sobre a importância da natureza na vida de todas as pessoas.
O Brasil possui uma das maiores biodiversidades do planeta. Infelizmente nosso país perdeu nas três últimas décadas uma área de vegetação nativa equivalente a 10% do território nacional*, colocando em risco todo o Ecossistema. Por isso, precisamos agir com urgência na preservação e reflorestamento dos nossos biomas, fundamentais para o bem-estar da vida no planeta. =======
O Brasil possui uma das maiores biodiversidades do planeta. Infelizmente nosso país perdeu nas três últimas décadas uma área de vegetação nativa equivalente a 10% do território nacional*, colocando em risco todo o Ecossistema. Por isso, precisamos agir com urgência na preservação e restauração da vegetação nativa dos nossos biomas, fundamentais para o bem-estar da vida no planeta. >>>>>>> 6a79c09bcc13cd946a33c367e8ec0e720f4c48d9
* segundo Mapbiomas (dados até 2021)
O cerrado já apresenta cerca de 50% de sua vegetação original desmatada, e corre o risco de passar por uma das maiores extinções de espécies de plantas nativas da história nos próximos 30 anos. O bioma, que é considerado um dos mais ricos do mundo em formas de vida, está presente em 11 estados brasileiros e é chamado de “berço das águas” por ser uma importante fonte desse recurso no país.
Já a Mata Atlântica, reconhecida pela sua ampla biodiversidade, também é um dos biomas mais ameaçados do mundo. Com 72% da população brasileira vivendo na região correspondente ao bioma, apenas cerca de 12% de sua vegetação nativa primária permanece restante no Brasil.
Por isso, Bom Ar, em parceria com o WWF-Brasil, atuam nessas duas áreas e convidam você a refletir sobre como bem-estar e cuidados com a natureza podem estar conectados.
A atuação no cerrado ocorre no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), em parceria com a Associação “Cerrado de Pé”, uma organização composta por coletores de sementes nativas do Cerrado, formada pelas comunidades locais.
Trabalhando lado a lado com os coletores de sementes, nossa missão é dedicada à restauração e conservação desse bioma único e valioso, bem como das suas sementes.
Fauna nativa de volta à região
<<<<<<< HEAD Atuação na mata Atlântica está concentrada na bacia do Rio Doce (entre MG e ES), em parceria com a “Preserve Muriqui”, para o fortalecimento da criação de um corredor ecológico na região, que conecte duas grandes áreas protegidas, remanescentes de Mata Atlântica na região, que abrigam populações do ameaçado Muriqui, o maior primata das américas. A parceria visa incentivar a restauração inicial do corredor, mostrando em menor escala que a criação de um corredor de biodiversidade de cerca de 52km em linha retilínea entre as duas áreas protegidas é possível. Além disso, a atuação na Mata Atlântica também inclui uma parceria com o comitê de bacias do Rio Doce, que visa a restauração de nascentes de água degradadas, contando com co-investimentos de outras organizações. ======= Atuação na mata Atlântica está concentrada na bacia do Rio Doce (entre MG e ES), em parceria com a “Preserve Muriqui”, para o fortalecimento da criação de um corredor ecológico na região, que conecte duas grandes áreas protegidas, remanescentes de Mata Atlântica na região, que abrigam populações do ameaçado Muriqui, o maior primata das Américas. A parceria visa incentivar a restauração inicial do corredor, mostrando em menor escala que a criação de um corredor de biodiversidade de cerca de 52km em linha retilínea entre as duas áreas protegidas é possível. Além disso, a atuação na Mata Atlântica também inclui uma parceria com o comitê de bacias do Rio Doce, que visa a restauração de nascentes de água degradadas, contando com co-investimentos de outras organizações. >>>>>>> 6a79c09bcc13cd946a33c367e8ec0e720f4c48d9
Construção de um banco de sementes
Plantar Cuidar Colher
Cultivar os seus próprios temperos em vasos ou canteiros é uma boa ideia para quem quer incrementar seus pratos com ingredientes frescos e livres de agrotóxicos. Uma mini horta de temperos não exige muitos gastos, tempo de dedicação ou espaço, além de embelezar o ambiente e servir como diversão e aprendizado as para crianças – e “terapia” dos adultos.
Fizemos uma seleção de algumas plantas fáceis de cuidar, que não exigem muito espaço, e são temperos conhecidos entre os brasileiros. Mesmo que você tenha pouco espaço em casa, é possível cultivar uma pequena horta. Veja na tabela ao lado como plantar e cuidar de cada um desses temperos.
A marca Bom Ar trabalha para trazer a beleza da natureza para dentro da sua casa. A nossa linha de difusores elétricos, cujas fragrâncias contém Óleos Essenciais, é feita com ingredientes naturais, que trazem a sensação de bem-estar para dentro de casa, perfumando continuamente qualquer ambiente por até 90 dias*.
*90 dias: considerando o uso na intensidade mínima por 12h/dia.